sábado, 5 de julho de 2014

SAWABONA

"The Art of Forgiveness, Lovingkindness, and Peace" é um pequeno livro de 26 paginas. Nesta graciosa coletânea de bons exemplo o professor de meditação e mestre budista Jack Kornfield recolheu ensinamentos milenares, histórias modernas e práticas consagradas pelo tempo para trazer lições de cura, paz e compaixão. Destaco com afinco a minha preferida:


“Na tribo Babemba da África do Sul, quando uma pessoa age de forma irresponsável ou injustamente, é colocada no centro da aldeia, sozinha e irrestrita. Todo o trabalho cessa e cada homem, mulher e criança na aldeia se reúne num enorme circulo ao redor do indivíduo acusado. Então cada pessoa na tribo fala ao acusado, uma de cada vez, cada uma recorda as coisas boas que a pessoa no centro do círculo tenha feito na sua vida. Cada acidente, cada experiência pode ser recordada com qualquer detalhe e exatidão, depois ela é recontada. Todos os seus atributos positivos, boas ações, forças e amabilidades são recitadas cuidadosamente e prolongadamente. Esta cerimônia tribal frequentemente dura vários dias. No final, o círculo tribal é quebrado, uma alegre celebração toma lugar e a pessoa é simbólica e literalmente acolhida de volta para a tribo.”


A tribo acredita que cada ser humano vem ao mundo como um ser bom. Cada um de nós desejamos segurança, amor, paz, felicidade. Mas às vezes, na busca dessas coisas, as pessoas cometem erros. A comunidade enxerga aqueles erros como um grito de socorro. Eles se unem então para erguê-lo, para reconectá-lo com sua verdadeira natureza, para lembrá-lo quem ele realmente é, até que ele se lembre totalmente da verdade da qual ele tinha se desconectado temporariamente e possa dizer: "Eu sou bom".


SAWABONA, é um cumprimento usado na África do Sul e quer dizer: "Eu te respeito, eu te valorizo. Você é importante pra mim". Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA, que é: "Então, eu existo pra você"! 

Um comentário:

Zeus esta vendo o que você me escreve; Poseidon também; Hades, talvez